Como selecionar sua agência de publicidade ou marketing digital?



Mudar de agência ou escolher uma pela primeira vez, nem sempre é uma tarefa das mais fáceis.


Pensando nisso, separamos 7 dicas para você levar em conta na hora de escolher a sua empresa parceira de comunicação, design ou marketing digital:


1. Defina suas necessidades e objetivos Quanto você quer crescer? Quanto pretende investir? Qual é o retorno que você está esperando? Além disso, é importante olhar para o seu tipo de negócio e entender onde a agência poderá fazer a diferença: você quer um parceiro estratégico que trabalhe junto com o seu marketing ou você já tem uma estratégia bem desenhada e quer um parceiro que ajude a colocar a estratégia em prática? Quanto você quer crescer? Quanto pretende investir? Qual é o retorno que você está esperando?

2. Analise o portfólio da agência É importante avaliar os projetos que a agência já realizou. E para isso uma das formas mais rápidas é acessar o site da agência. Ali você vai ver como a agência atua e como busca realizar os objetivos de seus clientes. Outra forma é solicitar uma apresentação da agência e uma reunião olho no olho. Nesta hora você vai tirar suas próprias impressões e poder entender como a agência opera e como será o atendimento no dia a dia. 3. Dê uma olhada nas redes sociais e canais de comunicação da agência As redes sociais e canais de comunicação da agência são outra forma importante para avaliar portfólio, serviços prestados e a própria qualidade do conteúdo. Facebook, Instagram, Vimeo, YouTube, Linkedin e até mesmo o bom e velho Google vão ter informações sobre a agência. 4. Verifique a forma que a agência trabalha e suas competências Você quer um parceira full service? Que atenda todas as suas necessidades de comunicação? Ou já tem um bom time de marketing e quer um parceiro para suprir alguma demandas de uma área específica? Verifique os serviços que a agência presta, quais suas competências de atuação offline e quais competências no ambiente digital ela domina. 5. Verifique quais são seus clientes Na hora de contratar uma agência, outra dica é avaliar quais os clientes que ela atende atualmente (ou mesmo que ela já atendeu no passado recente). Verifique se há clientes com core business similar ao seu. É importante que ela tenha alguma expertise no seu segmento de atuação? Ou você prefere um olhar novo sobre a forma como sua empresa atua? 6. Pesquise a reputação dos sócios da agência Outro ponto relevante é você pesquisar quem são os sócios/executivos da agência. Há quanto tempo eles estão no mercado? Para quais clientes e segmentos eles já atuaram? O que o mercado fala deles? 7. Avalie o custo x benefício Sim, é importante comparar preços. Mas não decida por eles. O ideal é buscar uma agência que ofereça o melhor custo x benefício, ou seja, um bom equilíbrio entre os valores cobrados e os serviços oferecidos. E na hora de solicitar propostas, compare o escopo de trabalho de cada uma. Desconfie de profissionais ou agências que cobram valores abaixo do que o mercado pratica. E do mesmo modo, não parta do princípio que preços altos são sinônimo de qualidade. Trabalhar com agências de renome que cobram valores altos não é garantia de sucesso. A parceria com uma agência menor pode ser mais vantajosa, pois permite um relacionamento mais atencioso e um entendimento melhor das suas necessidades por parte da agência.


Bom, depois destas dicas, que tal baixar uma apresentação da SPRAY para conhecer um pouco mais dos nossos projetos e como a gente trabalha?

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